Uma alimentação balanceada é fundamental para uma boa saúde e nutrição, principalmente quando se trata de um plano alimentar para corredores, já que sua composição deve ter as quantidades de nutrientes necessárias para satisfazer a carga de treino. Se você é um corredor e não sabe como adaptar sua dieta para ter o melhor desempenho, te compartilhamos algumas dicas
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) para manter uma alimentação, equilibrada e saudável, devem ser consideradas as características de cada pessoa, para adaptar a alimentação ao seu estilo de vida, idade, sexo e grau de atividade física que realiza.
Os hábitos alimentares são construídos, segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), por isso; Compartilhamos três dicas que podem ajudá-lo a criar hábitos alimentares adequados para corredores:
Variedade de Comida
Os corredores precisam de uma variedade de alimentos para atender às suas necessidades nutricionais e ter um bom desempenho. Alimentos de diferentes grupos devem ser incluídos, como frutas e vegetais, proteínas magras, carboidratos e gorduras saudáveis.
Alimentos ricos em carboidratos, como pão branco, bolacha de arroz, aveia, torrada, arroz integral e batatas, são especialmente importantes para os corredores porque fornecem energia duradoura para o exercício, o que pode ajudar no desempenho da corrida.
Moderação nas Porções
Os corredores devem observar o tamanho das porções para evitar deficiências ou excessos nutricionais. É importante não pular refeições e comer regularmente para manter o equilíbrio energético adequado durante o exercício.
Equilíbrio de Macronutrientes
Os corredores precisam de um equilíbrio adequado de macronutrientes para desempenho e recuperação adequados. A maioria dos corredores precisa de uma dieta balanceada com aproximadamente 60% de carboidratos, 20% de proteínas e 20% de gorduras saudáveis.
Mais carboidratos são necessários para armazenar e fornecer a energia necessária para completar as maratonas, enquanto a proteína ajuda a reparar e construir músculos.
Resumindo, a alimentação de um corredor deve ser mais especializada, pois é o combustível para poder treinar e realizar grandes corridas, por isso, junto com os pontos anteriores, é importante beber bastante água para garantir uma boa hidratação e nutrido para o treino e corrida.