Quando começamos nossa carreira como corredores; É necessário que aprendamos sobre os diferentes tipos de treinamento que existem e podem nos ajudar a ter mais velocidade, resistência ou força.
Por isso, apresentamos um dos mais comuns, mas um dos mais importantes para que você possa adaptá-lo à sua rotina.
Com certeza você vai pensar que não existem muitas diferenças entre as séries que fazemos na academia e os intervalos das atividades também conhecidas como fartlek. Porém, a diferença é que o primeiro possui outro tipo de descanso com maior duração, onde a recuperação também será completa antes de iniciar a próxima série; enquanto no fartlek você continua a se recuperar de um exercício de alta intensidade de forma ativa.
Por isso, no momento de fazer um treino para uma carreira, o de fartlek poderia ser um grande aliado, já que este permite-lhe intercalar intervalos de trabalho de baixa intensidade com alta intensidade e tem como objetivos melhorar a resistência física e a capacidade de recuperação, tendo presente que a chave está em não suspender a atividade com tempos periódicos estabelecidos.
Com base na sua condição física e desempenho, será determinada a rotina que você deve realizar, embora antes disso você deva considerar alguns pontos básicos: a intensidade e a duração do intervalo, bem como o número total de repetições e a duração dos restos.
Se você é iniciante, pode começar a alternar o ritmo a cada 5 ou 10 minutos, pois esses exercícios vão te ajudar a trabalhar tanto o aspecto aeróbico, que seriam os de baixa intensidade, quanto o anaeróbico, de alta intensidade.
O tempo total que você deve realizar sua rotina é de meia hora a 45 minutos 1 ou 2 vezes por semana no máximo. Recomenda-se começar a correr em velocidade média e fazer o intervalo com velocidades mais altas por 30 ou 40 segundos, e assim continuar repetindo as sequências mais três ou quatro vezes. Este treino tem a vantagem de não precisar de muito dinheiro para poder realizá-lo, pois você pode fazer os intervalos em qualquer lugar em uma superfície plana, com tênis confortáveis e o cronômetro do seu celular.
Com o passar do tempo, conforme você ganha mais controle do seu corpo, você será capaz de encurtar o tempo de intervalo e manter períodos de tempo mais curtos. Mas você não deve se confiar você tem que ter muito cuidado com a rotina que deseja realizar e não se esforçar muito, pois isso pode levar a resultados indesejados, como retardar o progresso nos benefícios do treinamento e até mesmo se machucar por não realizar os exercícios corretamente em todos na inicialização; Por isso, é muito importante levar em conta quais são os seus limites e avançar no seu próprio ritmo.
Você pode mudar sua rotina a cada 2 semanas ou a cada mês, dependendo de como seu corpo se sente. Se você treinar o fartlek de forma consistente, alguns dos resultados que você alcançará são:/p>
- Aumento da massa muscular
- Resistência cardiovascular
- Melhorar a respiração e a velocidade
- Maior tolerância ao acúmulo de ácido lático
Finalmente, não se esqueça de fazer o aquecimento antes de iniciar o seu treino por intervalos e peça ajuda de um profissional no caso de não saber como realizar os seus exercícios para evitar danos à sua saúde.