Como posso desenvolver um novo hábito?

Aprender um novo hobby, criar mais momentos com nossos entes queridos, ou começar a nos exercitar, pode ser um pouco pesado se não tivermos realizado alguma atividade física em um longo tempo.

No entanto, com alguns ajustes a nossas rotinas, bem como a adaptação de novos hábitos, poderemos ser constantes com nossos propósitos e alcançar nossas metas. Mas... como podemos começar sem morrer tentando? E ainda melhor, sem nos frustrar no processo. Um hábito é formado como resultado de uma ação que você repete com frequência e que é reforçado por uma consequência positiva. Muitos de nós acreditamos que a motivação faz parte, no entanto, a motivação vem da ação, e fazer pequenas ações seguidas que nos permitam ficar motivados nos ajudará a assimilar uma nova atividade em nosso corpo e mente.

Diante disso, algumas ações a serem feitas e contempladas são:

Defina uma meta de curto, médio e longo prazo (gatilho). Se nosso objetivo é correr uma maratona, é necessário considerar os dados para iniciá-la e começar com pequenas rotinas diárias. As primeiras podem ser caminhadas de 15 minutos, e ir aumentando gradativamente o ritmo, assim como a intensidade até atingirmos um ritmo que nos desafie, sem nos cansar.

Visto que, se tentarmos correr uma hora por dia sem uma rotina estabelecida, é muito provável que nos sintamos pesados, ou então, ficaremos frustrados por não conseguirmos atingir aquelas metas exigentes e acabaremos abortando a missão. de iniciar alguma atividade.

Deixe de lado as expectativas. Na maioria das vezes geramos expectativas sobre o tempo que levaríamos para realizar uma atividade, porém, quando por diversos motivos ou circunstâncias não podemos realizar as atividades de nossa nova rotina, geralmente nos sentimos desmotivados e começamos a adiar as coisas. Por isso, é importante manter as expectativas o mais realistas possível, com a intenção de poder ser flexível diante delas e poder continuar treinando a mente e o corpo para atingir nosso objetivo.

Crie um ambiente agradável: Pode ser nossa casa, quarto, sala, corredor, telhado, etc., ou também locais como escritório, academia, escola; Qualquer espaço pode ser bom desde que sintamos energia e conforto, onde também nos sintamos seguros para realizar as nossas atividades.

Preparar (detonador). Já passamos 15 minutos de caminhada e agora estamos correndo 45 minutos por dia, nossos corpos estão mais fortes e nossa respiração está melhor do que nunca. Agora é a hora de talvez procurarmos um treinador para uma rotina mais específica, ou variar com diferentes tipos de treino para ter um melhor desempenho, e mirar ainda mais no nosso objetivo. Para quem está iniciando o hábito de praticar exercícios, esse ponto se torna um dos preferidos, pois é onde quebramos nossos limites e começamos a enxergar nossas capacidades.

Prática. Tentar até acertar nas primeiras vezes sempre será de grande valia. Porque quando nos lembramos dos nossos primórdios e do quão difícil pode ter sido para nós, dá-nos a sensação de que podemos tentar de novo e/ou replicar o que já tivemos.

Comemore (recompensa). Esse é um dos pontos mais importantes, pois ao adquirir um novo hábito o cérebro possui um gatilho (objetivo), detonador (preparação) e recompensa (comemoração). Em outras palavras, a mente humana está sempre em busca de gratificação, portanto, reconhecer e comemorar nossas pequenas conquistas, assim como grandes avanços nesses novos hábitos, nos permitirá continuar inspirados.

Finalmente, é importante aproveitar todo o processo independente do tamanho dos nossos objetivos para gerar um novo hábito. Por esse motivo, convidamos você a tirar o pó desses tênis e se juntar a esta grande comunidade Bimbo, onde compartilharemos algumas ideias e dicas para mantê-lo ativo em nossa Bimbo Global Race anual.